Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou DOCx (sem a identificação do autor).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • É responsabilidade do(s) autor(es) verificar(em) se o perfil no Sistema consta a Instituição ao qual é filiado e um resumo do seu currículo (biografia).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • É responsabilidade do(s) autor(es) verificar(em) se o perfil ORCID está cadastrado perfil no sistema da revista.

Artigos

Os trabalhos submetidos para publicação poderão ser enviados em português, espanhol, inglês ou francês, obedecendo os seguintes limites:

  1. Os Artigos devem ter entre 15 – 20 páginas – Incluindo as referências bibliográficas;

Os trabalhos devem obedecer às seguintes diretrizes:

  1. Título em maiúsculo e centralizado;
  2. Título no idioma original do trabalho  e versão em língua estrangeira (português, espanhol,  inglês ou francês);
  3. O nome do(s) autor(es) não deve aparecer no arquivo enviado;
  4. A referência curricular de até 35 palavras deve ser apresentada no perfil do autor (no sistema); 
  5. Quaisquer agradecimentos, esclarecimentos ou comentários sobre a origem do trabalho deverão ser incluídos em uma nota de rodapé, mediante marcação numérica  no título do artigo;
  6. Todos os artigos enviados deverão vir acompanhados de um resumo da obra no idioma original do trabalho e versão em língua estrangeira (português, espanhol, inglês ou francês) – máximo 2.000 caracteres;
  7. Três a cinco palavras-chave, no idioma original do trabalho  e versão em língua estrangeira (português, espanhol, inglês ou francês), separados por ponto e finalizados por ponto, e logo após o resumo correspondente;
  8. Formato A4 – aplicando margem 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita, respeitando as normas da ABNT;
  9. PARÁGRAFOS: Justificado;  fonte Arial, corpo 12; espaçamento entre as linhas 1,5;
  10. RODAPÉ:  Justificado;  fonte Arial, corpo 10; espaçamento entre as linhas 1,00;
  11. CITAÇÃO:  Justificado;  fonte Arial, corpo 11; espaçamento entre as linhas 1,00; afastamento 4 cm à direita.

Outras informações relevantes: 

  1. As notas de rodapé devem ter caráter exclusivamente explicativo;
  2. Citações bibliográficas devem ser realizadas no modelo AUTOR/DATA, contendo, no corpo do texto, sobrenome do autor em maiúsculo/data da publicação/número de página (ex: ABRANTES, 2017, p. 3);
  3. As referências completas deverão ser apresentadas, em ordem alfabética e no final do texto, de acordo com o seguinte modelo:

    SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Cidade de Publicação: Editora, ano de publicação.
    (ex: PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2011.).
     
  4. As obras consultadas que possibilitaram o estudo do autor sobre o assunto, mas, que não foram citadas no corpo do texto, não devem constar das referências. Podem, contudo, fazer parte de uma seção denominada bibliografia consultada ou leitura recomendada;
  5. Os trabalhos em língua estrangeira deverão obedecer às mesmas diretrizes exigidas pelo presente edital;
  6. A cessão para publicação será gratuita. Não se exigem taxas de processamento de submissão;
  7. As figuras, gráficos e tabelas devem ser inseridos o mais próximo possível do corpo do texto, de forma centralizada. Não será permitido nenhum dos recursos mencionados sem fonte (em nota de rodapé), mesmo que seja arquivo dos autores. Da mesma maneira, os recursos deverão apresentar títulos em fonte tamanhos 12 e corpo do gráfico ou tabela tamanho 10; 
  8. O arquivo deve ser enviado pela área de submissão; sem a identificação de autoria, de acordo com o item ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES A CEGAS; 
  9. Os demais aspectos de formatação devem seguir as normas vigentes: NBR 6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6023/2002 (Referências - Elaboração), NBR 6024/2003 (Numeração progressiva das seções de um documento escrito), NBR 6028/2003 (Resumo), NBR 10520/2002 (Citações em documentos), NBR 14724/2005 (Trabalhos acadêmicos);
  10. Quaisquer  decisões relativas a eventuais dúvidas, erros, redundâncias ou omissões deste regulamento será de responsabilidade dos Editores;
  11. Uma vez recebidas as colaborações, será efetuada uma análise preliminar com a finalidade de verificar o cumprimento das exigências formais e o caráter de colaboração original, pertinente e de qualidade. No caso de não cumprimento das Diretrizes para autores, o documento será rejeitado ad portas com as devidas indicações. O autor deve incorporar as alterações indicadas se quiser enviar a proposta novamente para consideração. 
  12. Dois pareceristas do Comitê Científico terão um prazo de 90 (noventa) dias para apresentar por escrito sua avaliação, na qual deverá manifestar se o trabalho reviste a qualidade suficiente como para ser objeto de publicação nos Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras. Caso opinião discordante dos avaliadores, será solicitada uma terceira avaliação. Conforme o resultado dessa arbitragem, o periódico se reserva o direito de aceitar ou rejeitar a publicação dos trabalhos recebidos, assim como de indicar eventualmente ao autor determinadas mudanças, como condição para sua publicação;
  13. Os Pareceristas deverão avaliar os trabalhos submetidos de acordo com os seguintes critérios: o potencial intelectual, originalidade, forma de abordagem, bibliografia utilizada e apresentação do trabalho.

Resumos Expandidos, Resenhas e Ensaios

Os trabalhos submetidos para publicação poderão ser enviados em português, espanhol, inglês ou francês, obedecendo os seguintes limites:

  1. Os Resumos Expandidos, Resenhas e Ensaios devem ter entre 5 - 10 páginas – Incluindo as referências bibliográficas;

Os trabalhos devem obedecer às seguintes diretrizes:

  1. Título em maiúsculo e centralizado;
  2. Título no idioma original do trabalho  e versão em língua estrangeira (português, espanhol,  inglês ou francês);
  3. Nome dos autores não deve aparecer no arquivo enviado;
  4. A referência curricular de até 35 palavras deve ser apresentada no perfil do autor (no sistema); 
  5. Quaisquer agradecimentos, esclarecimentos ou comentários sobre a origem do trabalho deverão ser incluídos em uma nota de rodapé, mediante marcação numérica  no título do artigo;
  6. Todos os artigos enviados deverão vir acompanhados de um resumo da obra no idioma original do trabalho e versão em língua estrangeira (português, espanhol, inglês ou francês) – máximo 2.000 caracteres;
  7. Três a cinco palavras-chave, no idioma original do trabalho  e versão em língua estrangeira (português, espanhol, inglês ou francês), separados por ponto e finalizados por ponto, e logo após o resumo correspondente;
  8. As palavras chaves devem vir após o fim do resumo – há necessidade de versão em língua estrangeira.
  9. Formato A4 – aplicando margem 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita, respeitando as normas da ABNT;
  10. PARÁGRAFOS: Justificado;  fonte Arial, corpo 12; espaçamento entre as linhas 1,5;
  11. RODAPÉ:  Justificado;  fonte Arial, corpo 10; espaçamento entre as linhas 1,00;
  12. CITAÇÃO:  Justificado;  fonte Arial, corpo 11; espaçamento entre as linhas 1,00; afastamento 4 cm à direita.

Outras informações relevantes: 

  1. As notas de rodapé devem ter caráter exclusivamente explicativo;
  2. Citações bibliográficas devem ser realizadas no modelo AUTOR/DATA, contendo, no corpo do texto, sobrenome do autor em maiúsculo/data da publicação/número de página (ex: ABRANTES, 2017, p. 3);
  3. As referências completas deverão ser apresentadas, em ordem alfabética e no final do texto, de acordo com o seguinte modelo:

    SOBRENOME, Nome. Título do Livro. Cidade de Publicação: Editora, ano de publicação.
    (ex: PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2011.).
     
  4. As obras consultadas que possibilitaram o estudo do autor sobre o assunto, mas, que não foram citadas no corpo do texto, não devem constar das referências. Podem, contudo, fazer parte de uma seção denominada bibliografia consultada ou leitura recomendada;
  5. Os trabalhos em língua estrangeira deverão obedecer às mesmas diretrizes exigidas pelo presente edital;
  6. A cessão para publicação será gratuita. Não se exigem taxas de processamento de submissão;
  7. As figuras, gráficos e tabelas devem ser inseridos o mais próximo possível do corpo do texto, de forma centralizada. Não será permitido nenhum dos recursos mencionados sem fonte (em nota de rodapé), mesmo que seja arquivo dos autores. Da mesma maneira, os recursos deverão apresentar títulos em fonte tamanho 12 e corpo do gráfico ou tabela tamanho 10; 
  8. O arquivo deve ser enviado pela área de submissão; sem a identificação de autoria, de acordo com o item ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO POR PARES A CEGAS;
  9. Os demais aspectos de formatação devem seguir as normas vigentes: NBR 6022/2003 (Artigo em publicação periódica científica impressa), NBR 6023/2002 (Referências - Elaboração), NBR 6024/2003 (Numeração progressiva das seções de um documento escrito), NBR 6028/2003 (Resumo), NBR 10520/2002 (Citações em documentos), NBR 14724/2005 (Trabalhos acadêmicos);
  10. Quaisquer  decisões relativas a eventuais dúvidas, erros, redundâncias ou omissões deste regulamento será de responsabilidade do Conselho Administrativo;
  11. Uma vez recebidas as colaborações, será efetuada uma análise preliminar com a finalidade de verificar o cumprimento das exigências formais e o caráter de colaboração original, pertinente e de qualidade.No caso de não cumprimento das Diretrizes para autores, o documento será rejeitado ad portas com as devidas indicações. O autor deve incorporar as alterações indicadas se quiser enviar a proposta novamente para consideração;
  12. Dois pareceristas do Comitê Científico terão um prazo de 90 (noventa) dias para apresentar por escrito sua avaliação, na qual deverá manifestar se o trabalho reviste a qualidade suficiente como para ser objeto de publicação nos Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras. Caso opinião discordante dos avaliadores, será solicitada uma terceira avaliação. Conforme o resultado dessa arbitragem, o periódico se reserva o direito de aceitar ou rejeitar a publicação dos trabalhos recebidos, assim como de indicar eventualmente ao autor determinadas mudanças, como condição para sua publicação;
  13. Os Pareceristas deverão avaliar os trabalhos  submetidos de acordo com os seguintes critérios: o potencial intelectual, originalidade, forma de abordagem, bibliografia utilizada e apresentação do trabalho.

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