"Protéger sans Refouler: A Hospitalidade e a Migração Acadêmica de Refugiados no Brasil – para além dos Muros e Barreiras", de Estela Cristina Vieira de Siqueira

Palavras-chave: Estela Cristina Vieira de Siqueira, Hospitalidade, Migração Acadêmica, Refugiados, Brasil

Resumo

Trata-se de uma resenha do livro "Protéger sans Refouler: A Hospitalidade e a Migração Acadêmica de Refugiados no Brasil – para além dos Muros e Barreiras", escrito pela pesquisadora e professora Estela Cristina Vieira de Siqueira, e publicado pela Editora Dialética, em 2020. A obra é fruto da dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Constitucionalismo e Democracia, da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sob orientação do Professor Paulo Eduardo Vieira de Oliveira.

Biografia do Autor

Vinicius Villani Abrantes, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior - PROEX/CAPES. Bacharel em Direito, pelo Curso de Direito, do Instituto Metodista Granbery (Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil).Graduado em Letras, pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional, na linha de pesquisa: Direito Internacional Crítico (GEPDI/DICRÍ/CNPq/UFU). Pesquisador no Direito Internacional sem Fronteiras, na linha de pesquisa: Os Direitos das Crianças no Sistema Internacional (DIsF/L4). Associado à Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED). Contato: viniciusabrantes@ufmg.br. 

Referências

ABRANTES, V. V. A necessidade de políticas públicas linguísticas para a construção da agentividade do migrante no Brasil. In: Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira; Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa; Filipe Pereira da Silva Dias; Henrique Miguel de Lima Silva. (Org.). Línguas, Tecnologia, Inclusão e Ensino: caminhos que se entrecruzam..Cajazeiras: IDEIA - Inst. De Desen. Educ. Interd. e Aprendizagem, 2020, p. 82-94.

ABRANTES, V. V. Civilização Decadente: Refugiados e a Barreira Linguística no Acesso às Informações em Tempos de Pandemia no Brasil. In: Vinicius Villani Abrantes. (Org.). Faces da pandemia de COVID-19 nas relações internacionais e no direito internacional. Campina Grande: Editora Amplla, 2021, v. 1, p. 21-38.

DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da Hospitalidade. 1ª ed. São Paulo: Escuta, 2003.

RENAN, Ernest. Qu'est-ce qu'une nation? (Conférence prononcée le 11 mars 1882 à la Sorbonne). Paris: Presses Pocket, 1992.

SIQUEIRA, E. C. V de. Protéger sans Refouler: A Hospitalidade e a Migração Acadêmica de Refugiados no Brasil – para além dos Muros e Barreiras. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.

Publicado
2022-10-01
Como Citar
ABRANTES, V. V. "Protéger sans Refouler: A Hospitalidade e a Migração Acadêmica de Refugiados no Brasil – para além dos Muros e Barreiras", de Estela Cristina Vieira de Siqueira. Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 4, n. 2, p. e20220202, 1 out. 2022.
Seção
Resumos Expandidos, Resenhas e Ensaios