Direitos Humanos, infâncias e Diversidade

experiências de ensino, pesquisa e extensão nas Amazônias Marajoaras e Tocantinas

  • Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.
  • Maria Fernanda Barros de Carvalho Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.
  • Maria Ivanilde Rodrigues Fonseca Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.
  • Nayra Rafaela de Lima e Lima Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.

Abstract

We discuss the experiences of an extension and research program that has been carrying out studies and training on human rights and childhood since 2017, from a decolonial perspective, focusing on the theme of ethnic-racial diversity in the Amazon. The Human Rights, Childhood and Diversity Program in the Marajó Archipelago/DHIDAM, which grew and matured, consolidated the Study Group on Human Rights, Childhood and Diversity in the Amazon/GEDHIDAM, in 2020, reaching different researchers from the municipalities of Pará. To discuss this trajectory and its direct impacts on the training process of professionals in the Amazon of Pará, initially, we discuss human rights presenting a decolonized and black understanding to deal with subjects who have historically been in a position of subalternity in the face of hegemonic narratives that make groups invisible. social groups that experience childhood. Then, we present the Amazon, giving centrality to the territory of Pará and thus making considerations about what territories such as Marajó and Tocantins represent, regions of integration belonging to Pará, which are far from the capital Belém. Finally, we present the trajectory built by DHIDAM, reflecting on the results of this action in municipalities such as Breves, Melgaço, Portel and Cametá, to then be able to think about the possibilities for advancement in work fronts that reach territories that still need to consolidate research groups on human rights with the main subjects children, thus building collective strategies to strengthen and articulate the Protection Network. The approach is based on experiences recorded in reports, social networks, photographs, videos and academic productions such as articles and monographs and, above all, from memories.

Author Biographies

Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.

Mulher negra amazônida, de ancestralidade indígena, mãe e pesquisadora com doutorado em Educação, Mestrado em Serviço Social e Formação em Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Está vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UNIFAP). É professora adjunta A da Faculdade de Serviço Social do Campus Universitário do Marajó/Breves da UFPA (FACSS/CUMB/UFPA). Do período de agosto de 2016 à maio de 2017 esteve como vice-diretora, e posteriormente como diretora da referida Faculdade no período de junho de 2017 a julho de 2019. De agosto de2019 a agosto de 2020 esteve como Coordenadora de Extensão do CUMB/UFPA e como coordenadora de estágio da FACSS. Ministra as disciplinas de Laboratório de Instrumentos e Técnicas do Serviço Social I, II e III. É idealizadora e coordenadora do Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (DHIDAM), que compreende os seguintes projetos: "Ser Criança Negra na Amazônia Paraense: diálogos sobre direitos à identidade e diversidade na infância" e "Diálogos sobre direitos humanos da infância na Amazônia Tocantina: fortalecendo e construindo redes de proteção no município de Cametá/PA", que são de extensão e o projeto de pesquisa " A rede de proteção da infância nos municípios do Baixo Tocantins e do Marajó Ocidental: comparar para fortalecer" (PIBIC Interior), estando também como coordenadora dos três. Por consequência é líder do GEDHIDAM (Grupo de Estudo em Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade Amazônia), que compreende as seguintes linhas: estudos sobre crianças e infâncias na Amazônia, Diversidade étnico-racial e políticas afirmativas e estudos sobre raça, gênero e classe na Amazônia. Realiza pesquisas sobre Direitos Humanos, Infância, Criança, História da Infância, Diversidade étnico-racial, Educação e Serviço Social e Marxismo Latino-Americano e Decolonial. Além disso, também é membra da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

Maria Fernanda Barros de Carvalho, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2021). Atualmente é discente de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membra do Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (DHIDAM) e do Grupo de Estudos Direitos Humanos, Infâncias e Diversidades da Amazônia(GEDHIDAM).

Maria Ivanilde Rodrigues Fonseca, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.

Graduanda do curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Bolsista de extensão no Programa Direitos Humanos, infâncias e diversidade no Arquipélago do Marajó, seguindo a linha de pesquisa sobre infâncias ribeirinhas, direitos humanos e proteção. Membra do Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (DHIDAM) e do Grupo de Estudos Direitos Humanos, Infâncias e Diversidades da Amazônia(GEDHIDAM).

Nayra Rafaela de Lima e Lima, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó/Breves, Pará.

Graduanda no curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, bolsista no Programa Direitos Humanos Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (DHIDAM) e membra do Grupo de Estudos em Direitos Humanos Infâncias e Diversidade na Amazônia (GEDHIDAM).

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Published
2024-02-16
How to Cite
GUIMARÃES, J. T. DA S.; BARROS DE CARVALHO, M. F.; RODRIGUES FONSECA, M. I.; LIMA E LIMA, N. R. DE. Direitos Humanos, infâncias e Diversidade: experiências de ensino, pesquisa e extensão nas Amazônias Marajoaras e Tocantinas. Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. e20240102, 16 Feb. 2024.